sexta-feira, 20 de junho de 2008

ENTIDADES APROVAM PROPOSTAS PARA FORTALECER O TURISMO

Realizada no último final de semana, a 1ª Conferência Municipal de Turismo, aprovou a criação do Fundo de Desenvolvimento e elegeu o novo conselho do segmento

Bons resultados para o desenvolvimento do turismo em Londrina. Esta é a opinião do diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Rafael Sapia, sobre a 1ª Conferência Municipal de Turismo, realizada no último final de semana, com a participação de mais de 100 pessoas.

De acordo com Sapia, durante a conferência foram aprovadas propostas que visam o desenvolvimento sustentável do setor na região. “Entre elas, a instalação de um centro de apoio ao turista, capacitação e qualificação do profissional que atende ao turista; a aproximação do setor público/privado para viabilização de eventos e a organização do turismo receptivo (parques, circuitos, roteiros, formação de guias, curso técnico)”, destacou o diretor.

Ele enumerou ainda a criação de um calendário anual de eventos gastronômicos, a conscientização da comunidade local sobre o turismo e a criação do Fundo de Desenvolvimento do Turismo. “O fundo será um instrumento de captação de recursos que serão destinados a projetos de qualificação profissional, sinalização turística entre outras medidas necessárias para o desenvolvimento do turismo”, defendeu. O diretor explicou que a proposta do fundo aprovada na conferência será transformada em projeto para ser encaminhado ao prefeito Nedson Micheleti.

Outra decisão da conferência foi a eleição dos novos membros para o Conselho Municipal de Turismo. Foram eleitos representantes das seguintes entidades: Sebrae, Londrina Convention & Visitors Bureau; Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil); Unifil; VTI Promoções e Eventos; Cresol; Unopar; Abrasel Londrina; União Municipal das Associações de Moradores de Londrina (Unimol); Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav); Arecol; Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetunorp); Associação Paranaense de Logística (Aspal); Fábrica Teatro do Oprimido e Sindicato Nacional dos Aeroportuários.

José Otávio
(Londrina, 20 de junho de 2008)