sábado, 24 de abril de 2010

CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE LONDRINA TOMA POSSE
















PREFEITO DÁ POSSE AO CONSELHO DE HABITAÇÃO DE LONDRINA

Os membros serão os responsáveis em administrar o dinheiro do Fundo Municipal da Habitação de Londrina, além de encontrar soluções para os problemas na área

Os 30 membros e suplentes do Conselho Municipal de Habitação de Londrina (CMHL), tomaram posse hoje (23), pela manhã, na Prefeitura de Londrina.

O grupo é o primeiro na história da cidade a receber a posse, e deve trabalhar com o intuito de propor medidas que resolvam ou amenizem os problemas habitacionais da cidade, gerenciando os recursos do Fundo Municipal da Habitação de Londrina.

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, salientou a construção de quase 4 mil casas na cidade, oriundas do Programa Minha Casa Minha Vida. “A planta de construções do jardim Vista Bela é a maior do Brasil. Lá estão sendo construídas 3 mil casas”, disse. O prefeito elogiou os funcionários que contribuem e contribuíram para o desenvolvimento da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), mesmo com as dívidas acumuladas. “Os princípios de transparência e trabalho são as prioridades do nosso governo, e é assim que pretendemos trabalhar”, falou o prefeito.

O presidente da Cohab e conselheiro do CMHL, João Alberto Verçosa, falou da satisfação em tomar posse do conselho, e faze-lo funcionar, o que vai ajudar a todos os londrinenses. Verçosa relembrou que em 2005 foi criada a lei federal 11.124/05, a qual prevê que o fundo nacional de habitação e interesse social e, desde então, os recursos do governo são passados para a habitação popular. Com isso, de acordo com o presidente, foi estipulada a criação obrigatória dos conselhos municipais, e, neste sentido, a prefeitura de Londrina está fazendo o seu papel, com a criação do CMHL. O conselheiro comentou que serão debatidas novas normas municipais, e confirmou que as mulheres serão as donas das casas, para que não sejam prejudicadas caso ocorra algum problemas com o conjugue.

O representante da sociedade civil organizada, Gerson Variante Junior, evidenciou as mudanças organizacionais e administrativas que aconteceram nos últimos anos em Londrina. Agradeceu a iniciativa da administração Barbosa Neto em possibilitar a posse do Conselho, que pretende ajudar na administração do dinheiro para a construção e viabilização de habitações em Londrina.

O representante dos movimentos populares e membro do conselho, Joel Tadeu Correa, enalteceu a participação dos presentes no que se refere à participação nas decisões do conselho, quando ainda estavam em período de formação. Correa exemplificou ainda que não é preciso sair de Londrina para ter exemplos de democracia participativa e cidadania.

Estrutura do Conselho

Como medida imediata, o Conselho fará um regimento interno para orientar o funcionamento do órgão, e, em seguida, serão determinados alguns critérios de seleção para o Programa Minha Casa Minha Vida. Para a composição do conselho foram eleitas 14 pessoas do poder público, sendo um indicado pela Câmara de Vereadores e suplentes, oito de movimentos populares com oito suplentes, e sete da sociedade civil organizada com sete suplentes. Estes conselheiros construirão as diretrizes a serem tomadas no âmbito habitacional em Londrina, visto que todas as ações deste contexto deverão, a partir de agora, serem propostas pela entidade.

O conselho, instituído através da Lei Nº 10.278/07,alterada pela Lei 10.613 de 22 de dezembro 2008 é vinculado diretamente ao executivo municipal, por meio da Secretaria de Governo. O Fundo Municipal de Habitação ficará vinculado ao município por meio da Secretaria de Governo e contará com um Conselho Gestor, composto pela diretoria da Cohab-Ld e pelo Secretário de Governo. A Cohab será o agente operador do Fundo Municipal de Habitação de Londrina e vai receber verba do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, Fundo de Garantia, Fundo de Amparo ao Trabalhador, da própria Prefeitura, e transferências voluntárias da União. A instituição entrará em funcionamento na cidade através da Secretaria Municipal de Governo, que vai gerir os recursos do Fundo juntamente com diretoria da Companhia.
(Londrina, 23 de abril de 2010)

No Jornal Oficial nº 1239, de 11 de março de 2010, nas
páginas 7 e 8, o decreto Nº 224, de 8 de março de 2010,
passa a vigorar com a seguinte publicação:

DECRETO Nº 224 DE 8 DE MARÇO DE 2010
SÚMULA: Designa membros para comporem o Conselho Municipal de Habitação.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA, ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com a Lei Municipal n° 10.278, de 18 de julho de 2007 e a 2ª Conferência Municipal de Habitação,

DECRETA:
Art. 1º Ficam designados os representantes abaixo relacionados, para comporem o Conselho Municipal de Habitação:
I – REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL
(TITULARES)
1. ALDA MARIA DE CAMPOS - COHAB/LD
2. HELENO SOLANO RABELLO - COHAB/LD
3. JONAS VILLAR PITZ - COHAB/LD
4. RAQUEL CAMPIOLO RALISCH - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
5. MARIA VERONICA SCIENA - COHAB/LD
6. LUDMEIRE CAMACHO MARTINS - COHAB/LD
7. LINDELMA F. DE MELO CHIONPATO - COHAB/LD
8. WASHINGTON LUIZ DELAMUTA - COHAB/LD
9. ANGELA DE SOUZA BENTO - COHAB/LD
10. LUIS CANDIDO DE OLIVEIRA - COHAB/LD
11. ANTONIO LUCIMAR FERREIRA CRUZ - COHAB/LD
12. JOÃO ALBERTO VERÇOSA SILVA - COHAB/LD
13. DENISE TEIXEIRA REBELLO - COHAB/LD
14. RONALDO ANTUNES DA SILVA - COHAB/LD

SUPLENTES DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL
1. NADIA K. ROSA GOMES – COHAB/LD
2. MARCELINO ALVES DA COSTA – COHAB/LD
3. MARIA JOANA CARDOSO – COHAB/LD
4. ROBERTO BARROSO SAMPAIO – COHAB/LD
5. MARINA AKIKO OQUENDO – COHAB/LD
6. ALEXANDRE RODRIGUES PIRES – COHAB/LD
7. WANDA MARIA LISBOA SANTIAGO – COHAB/LD

II – REPRESENTANTES DO SEGMENTO MOVIMENTOS POPULARES
1. Titular: ANGELO BARREIROS - UNIMOL
Suplente: LIDMAR JOSE ARAÚJO – UNIMOL
2. Titular: CUSTODIO RODRIGUES DO AMARAL - UNIMOL
Suplente: MARIA DA GLORIA FERREIRA MACEDO – UNIMOL
3. Titular: JOEL TADEU CORREA - UNIMOL
Suplente : CLARINDA EZEQUIEL BATISTELA – UNIMOL
4. Titular: TERENCIO DE LIMA - FAMEOL
Suplente: ROMEU JOSÉ VICENTE DE OLIVEIRA – FAMEOL
5. Titular: SELMA M. ASSIS - GAZEIS
Suplente : ADRIANA DA SILVA SIMÃO – GAZEIS
6. Titular: ALISSON DE MORAES CAMARGO - GAZEIS
Suplente : DIVALDO AUGUSTO DA SILVA – GAZEIS
7. Titular: ALBINO PEDROZO DA SILVA – GAZEIS
Suplente: GIOVANI ROSSI – GAZEIS
8. Titular: FERNANDO RONQUE MAZZEO - CONLESTE
Suplente: MARIA NERIS DE SOUZA – CONLESTE

III – REPRESENTANTES DO SEGMENTO DA SOCIEDADE CIVIL RGANIZADA:
1. Titular: MIRIAM ALVES RIOS – CLUBE DAS MULHERES UNIDAS DO JD. JATOBA
Suplente : DIRCE TEREZINHA PAES - UNIÃO BRASILEIRA DAS MULHERES
2. Titular: RICARDO CORTES - SINDUSCON
Suplente : SAMUEL YUZURU BABA – SINDUSCON
3. Titular: REGINA MIE YAMASHITA - SINDIMETAL
Suplente : ROGELIO FERNANDES – SINDIMETAL
4. Titular: GILMAR PINTO DA SILVA - SINTRACON
Suplente: SEBASTIÃO BRAZ RAMOS – SINTRACON
5. Titular: NEIDE APARECIDA GONÇALVES FERREIRA - ARECOL
Suplente: NATHALIA CANDIDO – SINDUSCON
6. Titular: GERSON GUARIENTE JUNIOR – SINDUSCON
Suplente : EDSON ANTONIO SADI – SINDUSCON
7. Titular: CLOVES JOSE DE PINHO - SINCIL
Suplente : ARTHUR HARAS – SINCIL

IV – REPRESENTANTES DA CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA
Titular – JACKS APARECIDO DIAS
Suplente – AMAURI PEREIRA CARDOSO

Art. 2º Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Londrina, 8 de março de 2010.
Homero Barbosa Neto - Prefeito do Município
Jair Gravena - Secretário de Governo.

segunda-feira, 12 de abril de 2010





Pessuti participa da Conferência Estadual das Cidades em Foz - 05/04/2010 16:30

O governador Orlando Pessuti participa nesta quinta-feira (8), às 19 horas, no Hotel Mercure Internacional, em Foz do Iguaçu, a 4ª Conferência Estadual das Cidades, que segue até o dia 9 de abril (sexta-feira). O evento será aberto na quarta-feira (7) pelo secretário do Desenvolvimento Urbano e presidente do Conselho das Cidades do Paraná (Concidades-PR), Forte Netto, e contará com a presença do prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, além de representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

O secretário Forte Netto revelou que 3.697 delegados (2.056 titulares e 1.641 suplentes), eleitos nas conferências municipais e indicados pelas entidades com atuação em âmbito estadual, devem participar dos três dias do evento, ao lado de 62 membros do Concidades-PR, considerados delegados titulares natos, e 300 observadores. “É de extrema importância que estas instâncias indiquem os seus representantes para que possamos avançar em direção ao fortalecimento do regime democrático”, ressalta.

Apenas os delegados titulares terão direito à voz e voto na plenária e nos grupos temáticos. Caso os delegados titulares não compareçam no período de credenciamento (das 14 às 22 horas, no dia 7, e das 8 às 12 horas, no dia 8), os suplentes podem assumir a titularidade. Se não, estes se credenciam como observadores (no período das 12 às 14 horas, no dia 8), com direito à voz nos eixos temáticos, mas não a voto, conforme proposta de Regulamento que será aprovada durante o evento.

O tema da 4ª Conferência das Cidades é “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”, e o lema, “Cidades para todos com gestão democrática, participativa e controle social”.

Atividades - No encontro estadual serão selecionadas as oito propostas paranaenses, retiradas das conferências municipais e sistematizadas segundo critérios de abrangência e incidência, para a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), sendo duas para cada um dos quatro eixos temáticos recomendados pelo Ministério das Cidades. Os eixos são: criação e implementação de conselhos das cidades e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal; aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; a integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento; e relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano.

Durante o evento, também serão retiradas as 16 proposições, de âmbito estadual, que serão encaminhadas ao Concidades-PR, e às instâncias estaduais de competência, para servirem de diretrizes à Política Estadual de Desenvolvimento Urbano. Além disso, serão eleitos os 80 representantes paranaenses para a 4ª Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada em junho, em Brasília, bem como eleitos os membros da segunda gestão do Concidades Paraná (2011-2013).


A programação completa do evento está disponível no site: www.4conferenciadascidades,pr.gov.br no link “Programação”.