terça-feira, 9 de agosto de 2011

12ª Conferência de Saúde elegeu entidades para Conselho de Saúde
Próximo passo é o envio dos nomes para compor as entidades; em 45 dias, o prefeito dará posse ao novo Conselho
A 12ª Conferência de Saúde, com o tema “SUS, Patrimônio do Povo Brasileiro”, realizada no último final de semana (5, 6 e 7), reuniu 350 pessoas, entre delegados, observadores e convidados.

A Conferência, realizada a cada quatro anos, tinha por objetivo discutir as diretrizes da política de saúde, para atualizar o Plano Municipal de Saúde, referente a 2010-2013; eleger as entidades para composição do Conselho Municipal de Saúde e, também, os delegados da 10ª Conferência Estadual de Saúde.

De acordo com a diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Rosilene Aparecida Machado, as entidades foram eleitas para compor o Conselho e, agora, precisam encaminhar os nomes que vão compor as entidades.
“Em 45 dias, o prefeito, conforme lei, tem que dar posse ao novo Conselho”, informou a diretora. Os conselheiros empossados ficam dois anos nos segmentos: usuários, trabalhadores, prestadores e gestores. Ela disse ainda que tiveram 305 propostas de diretrizes e cinco moções.

“A comissão organizadora fará um relatório final para servir de subsídio para o Plano Municipal”, concluiu Rosilene.
O Conselho Municipal de Saúde é formado por 12 representantes dos usuários, dois representantes da gestão, cinco representantes dos trabalhadores da saúde e cinco representantes dos prestadores de serviços, chegando a um total máximo de 24 conselheiros que têm a função de deliberar quanto às decisões relativas ao SUS no município.
O diretor executivo da Secretaria de Saúde, Márcio Nishida, ressaltou a importância da 12ª Conferência de Saúde. “É um momento no qual se reúnem quatro setores, a saber: segmento do gestor, prestador, trabalhador e usuário do SUS para a construção e fortalecimento, respeitadas as peculiaridades regionais do município de Londrina”, destacou.

 Ele completou dizendo que é um exemplo de exercício democrático pelos cidadãos londrinenses, legitimamente representados.

“O resultado da Conferência auxiliará a definir o caminho para a recuperação da saúde de Londrina. Durante as palestras dos convidados da 12ª Conferência Municipal de Saúde, nota-se que a atual administração vem tomando decisões em sintonia com o SUS atual”, pontuou o diretor executivo.

Escrito por N.com
Seg, 08 de Agosto de 2011 18:37

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Delegados eleitos na pre-conferencia da UNIMOL presente na 12ª Conferencia Municipal da Saúde

SUS, Patrimônio do Povo Brasileiro” e eleição dos novos conselheiros municipais são os temas desta conferência


Sem_ttulo
05.08.2011– SEXTA-FEIRA – Plenário da Câmara Municipal de Londrina
18h00Credenciamento de delegados mediante apresentação de identificação
19h00Apresentação Cultural
19h30Abertura
20h00Conferência: “SUS, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO -Construindo as Redes de Atenção à Saúde”
Palestrante: Dr. Gilson Carvalho – Médico Pediatra e de Saúde Pública
06.08.2011 – SÁBADO – Palestras, debates e trabalhos de grupo
08h00Continuação do credenciamento
09h00Palestra – Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS
Palestrante: Ligia Bahia – conselheira nacional de saúde
09h30Debate
10h00Coffee break
10h30Trabalhos de Grupo (Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães)
12h00Intervalo para almoço e fim do credenciamento
13h30Continuação dos trabalhos de grupo
(Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães)
15h45Coffee break
16h00Continuação dos trabalhos de grupo
(Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães)
17h30Entrega dos relatórios dos trabalhos de grupos
07.08.2011 – DOMINGO – Plenário da Câmara Municipal de Londrina
08h00Apresentação Cultural
08h30Plenária final - coordenador: Artur Custodio Moreira de Sousa - Coordenador Nacional do MORHAN - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase
10h15Coffee break
10h30Plenária Final (continuação)
12h00Intervalo para almoço
(Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães)
13h30Plenária final (continuação)
15h45Coffee break
16h00Plenária para eleição das entidades representativas que comporão o Conselho Municipal de Saúde de Londrina para o biênio 2011/2013 e eleição de delegados para a 10ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná.
17h00Homologação das entidades que comporão o Conselho Municipal de Saúde de Londrina para o biênio 2011/2013 e dos delegados para a 10ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná
18h00Encerramento

Programação

Com o tema "SUS, Patrimônio do Povo Brasileiro", a 12ª Conferência Municipal de Saúde tem a sua abertura oficial nesta sexta-feira (5), no plenário da Câmara Municipal de Londrina, às 19h30, com a palestra do doutor Gilson Carvalho. A conferência, realizada a cada quatro anos, vai discutir temas importantes sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e eleger a nova formação do Conselho Municipal de Saúde.
Segundo o diretor Executivo da Secretaria de Saúde, Márcio Nishida, a Conferência é essencial ao SUS, pois é o espaço onde começam as discussões dos assuntos mais importantes para o sistema de saúde. Ele também ressaltou que o SUS não é formado exclusivamente pelo poder público, mas também pelo prestador de serviço e pelo usuário, que tem um papel muito importante.
O Conselho Municipal de Saúde é formado por 12 representantes dos usuários, dois representantes da gestão, cinco representantes dos trabalhadores da saúde e cinco representantes dos prestadores de serviços, chegando a um total máximo de 24 conselheiros que têm a função de deliberar quanto às decisões relativas ao SUS no município.
Além das eleições para o Conselho, os delegados, que participam da Conferência, também discutem as propostas levantadas nas pré, que devem integrar o Plano Municipal de Saúde, e deverão, ainda, eleger os delegados que vão representar Londrina na Conferência Estadual.
No sábado (6), a conselheira nacional de saúde, Ligia Bahia, realiza a palestra "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS", que abre os debates e os trabalhos de grupo, que são as discussões das propostas levantadas nas pré-conferências, e que podem ou não ser levadas à plenária final. As discussões dos grupos acontecem na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, na rua Mauricio Nassau, 329, no jardim Europa.
No domingo (7), o coordenador nacional do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), Artur Custodio Moreira de Sousa, coordena a plenária final, que vota as propostas discutidas pelos grupos de trabalho e que deverão ser utilizadas para elaborar o Plano Municipal de Saúde.