sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Londrina


Londrina realiza 6ª Conferência do Meio Ambiente


Evento aborda prioridades ambientais e será realizado amanhã (28), no auditório do Sest/Senat, a partir das 8horas 




Após cinco pré-conferências, realizadas nos dois sábados anteriores, a cidade de Londrina vai promover a 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento será realizado neste sábado (28), a partir das 8h, no auditório do Sest/Senat, localizado na avenida Santa Terezinha, 1377.



Organizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consema), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a 6ª Conferência terá a seguinte temática: “Construção da Agenda 21 Ambiental de Londrina - (Rio +20)”. A entrada é gratuita e toda comunidade pode participar. 



Além da oportunidade de discutir iniciativas e soluções ambientais para cidade, nos próximos dois anos, também, serão escolhidos outros nomes que vão compor a nova diretoria do Consemma, dentre eles, a do novo presidente. O Consemma tem 50% de seus membros oriundos da sociedade civil e 50% de órgãos governamentais. 



O secretário municipal de Meio Ambiente (Sema), Gilmar Domingues, valorizou o encontro, que vai definir prioridades e projetar o futuro de Londrina. “É um momento democrático em relação ao meio ambiente da cidade. Todos podem participar do encontro. É o que nós queremos. Vamos abordar e discutir propostas, pensando sempre no melhor e mais correto para Londrina”, afirmou.



De acordo com o presidente do Consemma, Fernando de Barros, a conferência parte das necessidades e prioridades da sociedade civil organizada. “O objetivo é fazer um documento com as prioridades abordadas pela população. Houve documentos anteriores que serviram de base para planos de governos. O prefeito Barbosa Neto é um exemplo, que elaborou parte do plano de governo ambiental, em cima do que desejava a comunidade”, informou.



Após os apontamentos da comunidade e aprovação de um documento final, o Consemma destina o relatório para instâncias superiores, entre elas, os governos Estadual e Federal.  




A UNIMOL UNIÃO MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE LONDRINA participara com delegados eleitos nas pre conferencias realizadas, os quais terão direito a voz e voto e poderão serem eleitos para ocupar uma cadeira no Conselho Municipal do Meio Ambiente.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CONAM - PUBLICOU

Nota de Repúdio CONAM e da Facesp sobre Covarde ação em Pinheirinho – São Paulo



A CONAM e a Facesp vêm a Público repudiar a ação antidemocrática e desumana ocorrido domingo, 22 de janeiro, na Comunidade Pinheirinho em São José dos Campos, onde tratativas de negociação e mediação de conflito (entre Comunidade, Governos Estadual e Federal), foram completamente desrespeitadas.

Entendemos que a falta de moradia digna para população de baixa renda é um problema social e não pode ser tratado como assunto policial, nem tão pouco prender e agredir trabalhadores que lutam pelo direito em ter e manter sua moradia, entretanto os acontecimentos se faz comum em governos fascistas, estamos ao lado daqueles que exigem uma política habitacional socialmente inclusiva.

A CONAM e a Facesp reprova e combate todo e qualquer tipo de repressão e despejo forçado, é necessário a construção de projetos de moradia popular, que garanta moradia digna, com equipamentos, serviços e infraestrutura necessária para a qualidade de vida nas comunidades, especialmente às parcelas excluídas da nossa sociedade.

Em 2011, o a lei 10.257, o 'Estatuto da Cidade' completou 10 anos. Entre seus instrumentos previstos da política urbana, para que a cidade e a propriedade cumpram sua função social, encontra-se o IPTU progressivo (em áreas ociosas nas cidades) e a usucapião urbana em áreas ocupada por famílias para fins de habitação popular.

É um absurdo que tenha ocorrido tamanha truculência contra uma comunidade na luta pela garantia do seu direito à moradia. Somente construiremos cidades mais justas quando leis e instrumentos aprovados saírem do papel e forem colocados em prática.

A prefeitura de São José dos Campos e o Governador do Estado de SP ao invés de tratar a regularização fundiária com as famílias que ocupavam a área denominada Pinheirinho preferiu o confronto covarde com aqueles que somente exigem do poder público o direito constitucional à moradia digna.

Neste sentido a CONAM a Facesp estão juntos no dia a dia com representantes da direção apoiando e sendo solidário com as famílias buscando as devidas soluções e exigindo que o Governador de São Paulo peça desculpas as famílias de Pinheirinhos, e garanta a negociação já firmada anteriormente.



Pelo fim da violência contra a ocupação no Pinheirinho.

Por solução negociada e pacífica em todos os conflitos urbanos.

Viva a Luta do Povo! Reforma Urbana Já!

São Paulo, 25 de Janeiro de 2012.



Confederação Nacional das Associações de Moradores

Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pré-conferências de Meio Ambiente

Londrina promove pré-conferências de Meio Ambiente



O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) promove nos dois próximos sábados, dias 14 e 21 de janeiro, cinco pré-conferências, com o objetivo de preparar a 6ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que acontece dia 28, às 8h, no auditório do Sest/Senat, localizado na avenida Santa Terezinha, 1377.
As cinco pré-conferências acontecem simultaneamente em todas as regiões da cidade e visam a abrir espaço para a população londrinense participar da formulação da política municipal de meio ambiente, para os anos de 2012 e 2013.

Além disso, na Conferência, serão os escolhidos os nomes que vão compor a nova diretoria do Consemma, dentre eles, o presidente, além de definir prioridades ambientais da cidade nos próximos dois anos.

Para os interessados em se tornar conselheiro, é necessário participar de pelo menos uma pré-conferência e apresentar a carta de representação da entidade da qual faz parte. O Consemma tem 50% de seus membros oriundos da sociedade civil e 50% de órgãos governamentais.

1ª Pré-Conferência: 14 de janeiro - às 14h
Bacia dos Ribeirões Jacutinga e Lindóia (Centro Cultural da Zona Norte)
Bacia dos Ribeirões Quati e Água das Pedras (Sest/Senat)
Bacia dos Ribeirões Cambé e Limoeiro (CEAL)


2ª Pré-Conferência: 21 de janeiro - às 14h
Bacia dos Ribeirões Esperança e Cafezal (Parque Arthur Thomas)
Zona Rural e Distritos (Escola Municipal de Paiquerê).