sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

CONCIDADES LD

Câmara derruba o Conselho da Cidade de Londrina
by baixoclero • 22 de dezembro de 2016 • 0 Comments
Por André Costa Branco, do Jornalismo Periférico

A Câmara de Vereadores rejeitou, durante sessão extraordinária desta quinta-feira, o projeto de lei 179/2014, que previa a criação do Conselho da Cidade de Londrina, o ConCidade.
Foram 11 votos contrários ao projeto, além de duas abstenções. Somente os vereadores Amauri Cardoso (PSDB), Elza Correia (sem partido), Junior Santos Rosa (PSD), Lenir de Assis (PT), Professor Fabinho (PPS) e Sandra Graça (PRB) votaram a favor. Eram necessários 13 votos para que o projeto fosse aprovado. A pauta foi encaminhada somente ao fim da sessão, depois de ter sua discussão postergada por outros projetos.
A proposta tinha como lastro o Estatuto da Cidade, garantindo uma maior participação dos diversos setores da sociedade nas discussões sobre projetos de impacto ao município. O substitutivo do PL também estabelecia que o ConCidade iria prevalecer sobre o Conselho Municipal da Cidade, o CMC, órgão que foi criado pelo Executivo, durante a gestão Barbosa Neto.
A vereadora Elza Correia, que na semana passada se desligou do PMDB, se mostrou “estupefata” com o resultado, e fez duras críticas à rejeição do projeto pela Câmara. “No ConCidade, estaríamos dobrando a participação popular. Mas tem gente que é avessa a isso e tem horror a deliberações feitas pelo conjunto da sociedade”, disparou.

Para o vereador Mario Takahashi, do PV, um dos 11 votos contrários ao ConCidade, “o ponto controvertido trata da representatividade, e não se este ou aquele Conselho é melhor para a cidade”. Takahashi defende a vigência do CMC e acredita que não há necessidade para criação de um novo órgão. “O debate deve ser pela mudança na representatividade do Conselho já existente”, afirmou

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





LONDRINA realizou a  6ª Conferencia das Cidades ConCidades,  onde elegeu representantes para participar da 6ª Conferencia Estadual das Cidades, a ser realizada em MARCO/2017, mas agora como fica a representação de Londrina se não existe o ConCidades em LONDRINA – pois segundo informação o CMC não atende as diretrizes do Estatuto das Cidades, e não reconhecido pelo CONCIDADES conforme  nos foi Informado, em função desta informação foi realizado uma Conferencia Municipal em 2012 com o único objetivo, unir os conselhos CMC E CONCIDADES, cujo  projeto foi rejeitado pela Camara de Vereadores.


e agora Jose.................... como fica a situação de Londrina ... e o Estatuto das Cidades....