Em 1999, de acordo com deliberações da 1ª Conferência Municipal de Educação criou-se o Conselho Municipal de Educação de Londrina para exercer função consultiva com 24 representantes da sociedade civil organizada.
Em setembro de 2001 foi realizada a 2ª Conferência de Educação e deliberou-se que o CMEL teria função deliberativa e 25 representantes.
Em fevereiro de 2002, o CMEL elegeu a sua diretoria e Comissões de Trabalho. A partir de então, através das comissões, o CMEL passou a reformular o seu Estatuto; elaborar a lei de sua criação e a do Sistema Municipal de Ensino, bem como estudar as necessidades e levantar dados da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e educação inclusiva, objetivando participar na elaboração das políticas públicas para a educação de Londrina.
Em 23 de dezembro de 2002, foi aprovada a Lei Municipal 9.012, que cria o Sistema Municipal de Ensino.
Com a criação do Sistema Municipal de Ensino o município passou a ter autonomia para desenvolver a educação, segundo princípios e regras discutidos pela Sociedade Civil Organizada, através de seus representantes no Conselho Municipal de Educação, respeitando-se as normas vigentes nacionais, porém podendo atender as especificidades da educação municipal.
"Qualidade da Educação: Avanços e Desafios"
Local: Câmara Municipal de Londrina
Rua Governador Parigot de Souza, 145 - Centro Cívico
Data: 30 de setembro e 01 de outubro de 2011
Rua Governador Parigot de Souza, 145 - Centro Cívico
Data: 30 de setembro e 01 de outubro de 2011
O Conselho Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Educação promovem a V Conferência Municipal de Educação de Londrina. Realizado nos dias 30 de setembro, das 18h às 22h, e 1° de outubro, das 8h às 18h, na Câmara Municipal de Londrina, o evento terá como tema central “Qualidade da Educação: Avanços e Desafios”.
Após a solenidade de abertura da Conferência haverá a palestra “Educação Integral em Tempo Integral ”, com a ex-secretária Estadual de Educação, Yvelise Arco-Verde. Além dos delegados eleitos, que terão poder de voto, a organização também faz inscrições de observadores que desejem assistir ao evento.
Artemis ressaltou que a Conferência tem o objetivo de valorizar a educação na cidade. “A partir da decisão destas metas e a eleição dos conselheiros, podemos valorizar o processo de educação. O Conselho existe especialmente para orientar, aconselhar e fiscalizar a realização destas propostas”, frisou.
A UNIMOL - UNIÃO MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE LONDRINA esteve presente na Conferencia elegendo um conselheiro e um suplente para compor o Conselho Municipal de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário