O Secretário Municipal de Saúde, Edson Antonio de Souza, confirmou hoje (23/11), pela manhã, na Câmara de Vereadores, que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará (zona Oeste), vai entrar em funcionamento apenas no início de 2013. A informação foi divulgada durante a audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social do Legislativo, presidida pela vereadora Lenir de Assis (PT), para discutir o funcionamento da unidade, cujo prédio foi inaugurado em 30 de junho deste ano.
“É lamentável que tenhamos que assistir a esta situação. Faz-se a inauguração de um prédio sem que a Prefeitura tenha servidores para trabalhar e equipamentos comprados para o funcionamento. E quem paga a conta é o povo, que precisa do atendimento médico e fica sofrendo com esta demora. Por falhas da prefeitura, até a licitação para a compra dos equipamentos foi suspensa, e agora nós vamos acompanhar de perto toda a situação”, desabafou a presidente da Comissão de Seguridade Social, vereadora Lenir de Assis.
Durante a audiência pública o secretário municipal de Saúde, Edson Antonio de Souza, confirmou que a secretaria já refez os preços contestados pelo Observatório de Gestão Pública e que deverá enviá-los até o final deste mês para a Secretaria Municipal de Gestão Pública. Diante desta informação, o secretário de Gestão, Denilson Novaes, que também participou da audiência, confirmou que será possível realizar o pregão presencial ainda na primeira quinzena de dezembro.
Os secretários esclareceram ainda que mesmo considerando que o pregão presencial seja homologado, as empresas fornecedoras somente entregarão o material cerca de 60 dias depois, situação que inviabiliza qualquer tentativa de colocar a UPA em funcionamento ainda neste ano. “O importante é que já obtivemos autorização do Ministério da Saúde para que a UPA entre em funcionamento até abril de 2013. Desta forma não seremos penalizados por este atraso e os recursos financeiros do convênio ficam garantidos”, explicou Edson Souza.
Com relação a contratação de pessoal, o secretário de Saúde confirmou que já foram contratados 178 servidores, entre médicos, auxiliares de enfermagem e administrativos, e restam cerca de 60 funcionários que deverão ser contratados, cuja relação está com o prefeito Gerson Araújo (PSDB). Por este motivo, a vereadora Lenir de Assis solicitou, ainda durante a audiência, uma reunião com o prefeito para solicitar agilidade nestas contratações.
Ao final do encontro, os participantes criaram uma comissão composta pela vereadora Lenir de Assis; pelo Promotor Paulo Tavares e representantes de conselhos da saúde, que irá se reunir na próxima terça-feira (27/11), com o prefeito de Londrina, para cobrar a contratação de pessoal. “Além dessa providência estaremos acompanhando as medidas tomadas para a compra de equipamentos. Não vamos descansar enquanto esta UPA não estiver funcionando”, garantiu a vereadora.
Assessoria de Comunicação da CML – Imprensa Coordenação e ediçãoAna Paula Rodrigues Pinto, MTB 2277 PR Redação Salvador Francisco, MTB 1184 PR Fotografia Devanir Parra, MTB 2155 - PR
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário