segunda-feira, 27 de junho de 2016

UNIMOL participou da solenidade de assinatura do primeiro contrato do Projeto PROVERDE

Prefeitura assina convênio para execução de projeto aprovado pelo Proverde




Projeto “A Bacia da Minha Escola” será financiado com recurso do Fundo Municipal do Meio Ambiente; serão atendidos 160 alunos de quatro escolas


A secretária municipal do Ambiente, Liane Lima, formalizou, na manhã desta segunda-feira (27), termo de convênio de apoio financeiro para a execução do projeto “A Bacia da Minha Escola”, aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo ao Verde (Proverde). O documento também foi assinado pelo proponente do projeto, Gustavo de Goes. A iniciativa do Proverde tem como objetivo apoiar e financiar projetos ligados à preservação do meio ambiente.
Para financiar o projeto selecionado, o Município investirá, ao todo, R$39.400,00. O recurso é proveniente do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). “A Bacia da Minha Escola” é um projeto de educação ambiental destinado a cerca de 160 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental de quatro escolas estaduais de Londrina, contemplando a região central, norte, sul e leste.

A proposta é trabalhar, através de atividades teóricas e dinâmicas de grupo nas escolas e seus entornos, a ideia de reconhecimento das microbacias nas quais os estudantes vivem e dos processos ecológicos dos quais eles fazem parte. Durante a realização do projeto, os alunos irão produzir e divulgar à comunidade os conhecimentos adquiridos e debatidos nas atividades. O período de execução do projeto será de oito meses, contados a partir da data de assinatura do termo de convênio.
O prefeito Alexandre Kireeff destacou que o Proverde é muito importante, porque permite que a vontade da sociedade possa se tornar realidade, por meio de financiamento a projetos voltados à conservação do meio ambiente. “Nossa expectativa com relação ao Proverde é grande, pois o programa possibilita viabilizar ações modificadores da nossa realidade, propostas por pessoas físicas, Ongs, profissionais do setor acadêmico, entre outros”, disse.  O prefeito deve homologar o convênio nesta terça-feira (28).
Para Liane Lima, o projeto será importante para o desenvolvimento da consciência ambiental junto aos alunos participantes, ajudando a formar cidadãos multiplicadores de conhecimento a respeito de temas como a preservação dos rios e da natureza. “A ideia dessa iniciativa está de acordo com o que propõe o Proverde, que é incentivar a pesquisa, a discussão e o aprimoramento de estudos na área ambiental para o desenvolvimento sustentável da cidade”, comentou. Liane destacou que o projeto é muito interessante, considerando que Londrina é uma cidade composta por diversos ribeirões, rios e fundos de vale. “Isso tem que ser conhecido pela população”, defendeu.

Durante a solenidade, O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que ocupou o cargo de secretário do Ambiente quando o Proverde foi instituído, José Carlos Bruno de Oliveira, disse que a assinatura de um dos projetos que foi selecionado pelo Programa consolida o legado que vai ficar para Londrina na área ambiental. “A ideia é ousada e possibilita que o setor ambiental participe com mais profundidade nas soluções ambientais para a cidade”, disse.
O proponente do projeto, Gustavo de Goes, destacou que o projeto já vem sendo executado com pequenos grupos e com o Proverde surgiu a oportunidade de ampliação da atividade. “Nossa ideia é formar multiplicadores para o saber ambientalmente correto. Para isso, vamos sair da escola, percorrendo as ruas até encontrar ao corpo hídrico e, neste caminho, vamos identificando problemas e apontando soluções, estimulando o sentimento de pertencimento no aluno”, disse.
Antes de ter sido aprovado, o projeto foi analisado pelo Comitê Gestor do Programa, composto por membros da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) e CMTU.
O Programa Municipal de Incentivo ao Verde (Proverde) foi instituído pela Lei nº 12.330, sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff em setembro de 2015. O programa prevê apoio apenas aos projetos que apresentem mérito técnico-científico compatível com as diretrizes, finalidades e ações estratégicas instituídas pela Política Municipal do Meio Ambiente e pelo resultado das Conferências Municipais do Meio Ambiente. A coordenação técnica e executiva do Proverde é executada pela Sema.
Também participaram da solenidade de assinatura do termo de convênio o presidente do Comitê Gestor do Programa, Paulo Cezar Dolibaina; a presidente do Consemma, Margareth Pongelupe; a chefe regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Roberta Queiroz; representando a gerência regional da Emater, Paulo Mirtv, outros membros de Comitê Gestor do Programa e secretariado municipal.

Nenhum comentário: