domingo, 14 de maio de 2017

LONDRINA - CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES COMEÇAM NA SEGUNDA (15) MAIO

INSCRIÇÕES PARA CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES COMEÇAM NA SEGUNDA (15) 



A inscrição como delegada (o) permite que a pessoa participe da eleição dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

A partir da próxima semana, de 15 a 26 de maio, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres inicia o período de inscrição para as pessoas que quiserem participar como delegada (o) da IX Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que acontece em junho. O tema é "Cidadania, autonomia e empoderamento para as mulheres".

A inscrição como delegada (o) permite que a pessoa participe da eleição dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, gestão 2017-2021. A eleição acontecerá durante a IX Conferência. As inscrições deverão ser feitas das 12 às 18 horas, no setor administrativo da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, localizado na Rua Pernambuco, 1.002, centro (prédio da COHAB).

Poderão inscrever-se como delegadas (os), representantes de associações ou conselhos profissionais; entidades de ensino superior, públicas ou privadas; organizações comunitárias femininas; organizações de mulheres do campo; organizações de povos ou comunidades indígenas; organizações dos movimentos de mulheres; organizações dos movimentos de mulheres negras; organizações dos movimentos feministas; organizações dos movimentos de mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais ou travestis; organizações do movimento estudantil; organizações representativas das pessoas com deficiência e sindicatos de trabalhadores com base territorial no Município.

Para se inscrever é necessário apresentar ofício da instituição endereçado ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, indicando a delegada (o) titular e a (o) suplente da instituição; fotocópia do RG ou CPF das delegadas (os) titular e suplente indicadas (os); documento comprovando que a instituição atua há pelo menos um ano.

Já as delegadas (os) representantes do poder executivo municipal poderão se inscrever mediante apresentação de ofício indicando a delegada (o) titular e suplente, assinado pelo representante legal do órgão. O ofício de indicação deverá ser protocolado no mesmo período e local de inscrição de delegadas (os) da sociedade civil.

Observadores - As inscrições de observadores serão realizadas no início das atividades da Conferência, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, na Rua Benjamin Constant, 800, centro. A conferência será realizada nos dias 2 e 3 de julho. No dia 2 será das 18 às 22 horas e no dia 3, das 8 às 17 horas.

Pré-conferências – Durante este mês serão realizadas diversas pré-conferências, para obter propostas que serão debatidas durante a IX Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A primeira aconteceu ontem, quarta-feira (10), na região central, e a próxima será realizada nesta sexta-feira (12), na região leste, às 14 horas, na Casa da Mulher, que fica na Rua Máximo Perez Garcia, 340, Conjunto Vicente Pallotti.

As pré-conferências são abertas para toda a comunidade, em especial mulheres, lideranças e representantes de grupos femininos e associações de mulheres. Cada pré-conferência será realizada em uma região da cidade, com o objetivo de receber as demandas da comunidade feminina de cada território, que serão levadas à Conferência Municipal, onde serão debatidas e votadas. As propostas aprovadas na Conferência deverão orientar a formulação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres para os próximos quatro anos.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA ZONA B DO JARDIM SHANGRI-LA

UNIÃO MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE LONDRINA
CNPJ - 17.223.847/0001-38

                          

Londrina 28 de abril de 2017


EDITAL DE ELEIÇÃO
Assembléia Geral Ordinária


Comissão Eleitoral CONVOCA os senhores (as) Moradores (as) do JARDIM SHANGRI-LA ZONA B para Assembléia Geral de Eleição e Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA ZONA B DO JARDIM SHANGRI-LA  - Londrina.

Ø      Local:  Dependência do Salão Paroquial
            Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Ø      Data: 14/05/2017 .
Ø      Horas: às 8,00 horas primeira chamada e às
       9,00 horas segunda e última chamada.
Ø      Coleta de votos inicia as 9,00 encerrando às 12,00 horas – na seqüência  apuração.


Ø      PAUTA:
Ø      Eleição e Posse da  Diretoria e Conselho Fiscal da Associação de Moradores
                                  


UNIMOL – União Municipal das
Associações de Moradores de Londrina
Comissão Eleitoral

Associação Dos Moradores da Zona B do Jardim
Shangri-La
Lidmar Jose Araujo - Presidente

DUVIDAS E OU INFORMAÇÕES TELEFONES
(43) 99907-6154/ 99934-5729 - Comissão eleitoral Unimol
http://unimol-ld.blogspot.com.br

Comissão Eleitoral formada por membros da UNIMOL UNIÃO MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE LONDRINA para coordenar o Processo Eleitoral acima mencionado, com transparência e democracia.


ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA ZONA B DO JARDIM SHANGRI-LA

Chapa única: SOMOS SHANGRIA-B
   Ø    PRESIDENTE: LIDMAR JOSE ARAUJO
Ø    VICE-PRESIDENTE: WANDER ROBERTO STECA
Ø    1º SECRETARIO: CARLOS ROBERTO BARBOSA GUIMARÃES
Ø    2ª SECRETARIA: CLAUDETE BONIFACIO ROCHA
Ø    1º TESOUREIRO: MARCO AURELIO ROCHA
Ø    2º TESOUREIRO: MARLON ARAUJO TIBURCIO
CONSELHO FSICAL:
1.    RAFAEL FREGATO
2.    JURACI ROCHA

3.    VANESSA ELIZE GONGORA

1ª Conferencia Estadual de Vigilância em Saúde do Paraná











COMISSÃO ORGANIZADORA DA 1ª Conferencia Estadual de Vigilância em Saúde do Paraná

aprova na reunião do pleno do Cesp.Pr dia 28 de abril o regulamento, da 1º Conferencia Estadual de Vigilância em Saúde do Paraná e definido data da Conferência que acontecera em Curitiba dia 29 de setembro de 2017, aprovado o regimento da conferência e aprovado regimento das conferência Macro Regionais Leste, Norte, Noroeste e Oeste que deverão serem realizadas de a partir de 22 de junho de 2017, elegendo delegados para conferência estadual.
Tema central VIGILÂNCIA EM SAÚDE, CONQUISTAS E DEFESA DE UM SUS PUBLICO DE QUALIDADE, 

A 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES DO PARANÁ





A 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES DO PARANÁ SERÁ NOS PRÓXIMOS DIAS 16, 17 E 18 DE AGOSTO, EM FOZ DO IGUAÇU
A data definitiva da realização da 6ª Conferência Estadual das Cidades foi definida durante a 34ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/PR), realizada nesta semana, no Hotel Estação Express, na Rua João Negrão, 780, no Centro. Será nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2017, em Foz do Iguaçu.
O diretor-geral da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega, fez a abertura da 34ª Reunião, confirmando a realização e a data da 6ª Conferência Estadual das Cidades de maneira definitiva. “O Protocolo 14.583.806-1 já está com o Governador do Estado, para a assinatura e liberação do recurso para a realização da Conferência neste ano, afirmando o compromisso do governador Beto Richa e do secretário e presidente do ConCidades Paraná, Ratinho Junior, independente da realização da Conferência Nacional. É a resposta e o respeito aos 260 municípios paranaenses que fizeram suas Conferências Municipais”, disse Ortega.
A Comissão Preparatória Estadual pode dar início aos processos de licitação para o planejamento do evento geral e de sistematização. A metodologia que será utilizada na 6ª Conferência será definida pela Comissão de Metodologia e Sistematização com base no tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”.
Os conselheiros também decidiram prorrogar a 3ª gestão (2014-2017) do mandato do ConCidades Paraná, até o dia 31 de dezembro de 2017. A escolha dos conselheiros que farão parte da 4ª gestão (2017-2020) será feita durante a 6ª Conferência.
Além disso, foi definido que, durante a 6ª Conferência, de maneira simultânea, serão realizados dois seminários, com diversos palestrantes: sobre o “Fracking”, faturamento hidráulico, utilizado para realizar perfuração e extração do gás xisto, e sobre o Estatuto da Metrópole.

terça-feira, 18 de abril de 2017

1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher

Realizada Dia 13 de junho de 2017 na cidade de Curitiba – PR.

Comissão Organizadora:
1. Custódio Rodrigues do Amaral – Segmento Usuários
2. Rosalina Batista – Segmento Usuários
3. Sonia Aparecida Pinheiro Pereira – Segmento Usuários ;
4. Terezinha Andrade Possebom – Segmento Usuários
5. Graciele de Pintor – Segmento Trabalhadores  
6. Palmira Aparecida Soares Rangel – Segmento Trabalhadores
7. Rangel da Silva – Segmento Prestadores
8. Maria do Carmo de Oliveira – Segmento Gestores 



quinta-feira, 13 de abril de 2017

IX Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

                       1ª CONFERÊNCIA  MACRORREGIONAL DE SAÚDE DA MULHER
                                                                      12 de abril de 2017
                                                        Hotel Londristar – Auditório

                                               Rod. Celso Garcia Cid, 3225 – Gleba Palhano – Londrina Presentes representantes das Regionais Norte                                                                16ª RS Apucarana,
  17ª RS Londrina,
  18ª RS Cornélio Procópio,
  19ª RS Jacarezinho e
  22ª RS Ivaiporã 








comissão Organizadora membros do CES/PR, 
Tendo a participação na MacroRegional  membros da Diretoria da UNIMOL.
Onde foi eleitos Delegados para a 1ª CONFERÊNCIA  SAÚDE DA MULHER a ser realizado em CURITIBA PR.
16ª RS 

quinta-feira, 2 de março de 2017

RELATO SOBE TRAJETORIA DO CONSELHO CONCIDADE EM LONDRINA


RELATO SOBE TRAJETORIA DO CONSELHO
CONCIDADE EM LONDRINA


No ano de 2008 foi criado o Conselho Municipal da Cidade de Londrina através da Lei Geral do Plano Diretor – Lei Municipal nº 10.637/2008, sendo que no mês de novembro de 2009 foram eleitos os membros deste conselho, representantes da população, na 1ª Conferência Municipal de Planejamento Urbano.

Ocorre que no mesmo mês, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina – IPPUL recebeu Ofício do CONCIDADES ESTADUAL solicitando esclarecimentos sobre a criação Conselho Municipal da Cidade exigido pelo Ministério das Cidades. Citado Instituto esclareceu que a criação tinha ocorrida nos moldes do art. 60 a 68 – Capítulo III, Seção II, da Lei Municipal nº 10.637/2008.

Entretanto, o CONCIDADES ESTADUAL expôs que o Conselho criado não tinha o perfil exigido pelo Ministério das Cidades, o que importaria em suspensão de recursos para o Município de Londrina caso não fosse eleito um Conselho nos moldes exigidos.

O Prefeito do Município de Londrina, à época, como forma de resguardar os interesses da coletividade em geral decidiu pela realização da 4ª Conferência Municipal da Cidade de Londrina, objetivando a criação do CONCIDADES Londrina, eleição dos conselheiros do citado Conselho, bem como de delegados que estariam representando o Município de Londrina na 4ª Conferência Estadual das Cidades.

Dessa forma, foi realizada a conferência no mês de dezembro de 2009, contando, inclusive, com a presença de representante do CONCIDADES Estadual, do que decorreu na legitimação do Município de Londrina conforme sugerido pelo Conselho Estadual das Cidades.. atendendo orientação do Conselho Estadual das Cidades, uma vez que o CMC não atende as normas estabelecidas pelo Ministério  das Cidades.   
                               
Convocada pelo então prefeito Senhor Barbosa Neto, a 4ª Conferencia Municipal das Cidades ConCidades LD, onde foi criado o ConCidades-LD  Decreto Lei 458/2010 “Fica instituído o Conselho da Cidade de Londrina- ConCidades-LD, órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva e normativa”, “Ficam nomeados os representantes para comporem o Conselho da Cidade de Londrina ConCidades LD” (consta no decreto acima citado)  SENDO  constituído sua diretoria, aprovado seu regimento interno, em reunião realizada na Câmara Municipal com participação do membros do ConCidades e do CMC, FOI eleito como presidente do ConCidades LD  o Senhor Lidimar José de Camargo e seu vice o saudoso Samuel Yuzuru Baba (falecido), começando ai conflito dos conselhos que estende-se ate os dias de hoje.
                              
Em 2012, foi realizada a 2ª Conferência Municipal de Planejamento Urbano, as deliberações da Conferência resultaram na aprovação de alterações dos artigos da Lei do PDM (artigos 60 a 68) que tratam sobre a elaboração e as competências do CONCIDADE. Onde foi eleito os membros com Conselho Decreto Lei 885 de 25 de julho de 2012 com mandato transitório, ate a relização da 5ª Conferencia Municipal das Cidades ConCidades LD.

No ano de 2013, foi realizada a 5º Conferência Municipal das Cidades, que elegeu os conselheiros do CONCIDADE. O decreto “(1.248 de 29/10/2013)” que tratava sobre o empossamento dos conselheiros eleitos, não foi publicado oficialmente por omissão do Poder Executivo, como consequência, os conselheiros nunca foram empossados e o CONCIDADE não se concretizou como canal para a participação social permanecendo o mando dos assuntos de competência do ConCidades sendo discutidas pelo Conselho Transitório CMC, por não ter havido a posse dos eleitos do ConCidades.

Em 2014, com os contínuos debates e luta para a origem CONCIDADE, o poder executivo propôs o Projeto de Lei (PL) 179/2014, que introduzia alterações necessárias na lei do PDM e que daria origem ao Conselho. Contudo, no início de 2015, o PL foi interrompido por tempo indeterminado pela gestão do Alexandre Kireeff.                       

Em 2016, foi realizada a 6º Conferência Municipal das Cidades em Londrina. Nada foi colocado sobre o CONCIDADE na pauta da Conferência. Deste modo, moradores, professores, estudantes, profissionais, e instituições diversas se manifestaram contra a ausência do CONCIDADE. Assim, os cidadãos conseguiram colocar em xeque e deliberar na Conferência o retorno da tramitação do PL 179. (nesta conferencia foi redigido e aprovado pelo plenário que  para eleger os membros do Conselho ConCidades será convocada uma assembléia extraordinária para eleição dos membros do Conselho com os delegados inscritos na 6ª Conferencia da Cidade de Londrina ConCidades LD). E foi dado prazo para executivo enviar para Câmara Municipal a criação do ConCidades (PL 179).
                                  
Em agosto de 2016, o PL 179 voltou a tramitar com algumas alterações enviadas pelo poder executivo da época. No entanto, na votação do PL pelos vereadores na Câmara Municipal em dezembro, 11 votaram contra a criação do CONCIDADE, o que fez o PL ser rejeitado e arquivado.
                                 
Os cidadãos não pararam de lutar a favor da gestão democrática e pelo CONCIDADE. Porem por iniciativa da sociedade pelo CONTROLE SOCIAL foi feito a denuncia do ocorrido ao Ministério Publico e  Este ano, o Ministério Público Estadual enviou um documento ao poder executivo atual (gestão Marcelo Belinati) e ao CMC orientando a necessidade imediata de se originar de fato o CONCIDADE em Londrina.
                                
Assim, um novo Projeto de Lei deve ser redigido para dar posse ao CONCIDADE, será necessário ser realizada ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA DA 6ª CONFERENCIA MUNICIPAL, conforme documento consta no relatório final da Conferencia, onde estabelece que será eleito os membros do Conselho ConCidades LD com os delegados inscritos na 6ª Conferencia Municipal do Conselho Municipal da Cidade, uma vez que participaram da Conferencia e foram eleitos Delegados para a 6ª Conferência Estadual das Cidades (ConCidades) a ser realizada conforme calendário Nacional.
                              
 Conforme o documento do Ministério Público Estadual  20ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE LONDRINA,  o CMC possui 3 (três) deficiências que prejudicam a gestão democrática e a efetiva participação popular:
- insuficiência dos segmentos contemplados;
- distribuição de assentos por entidade e não por segmento; e
- confusão entre critérios territoriais e temáticos

Sobre as recomendações do Ministério o documento coloca:
- unificação do CMC com o ConCidade
- Adequação da composição do Conselho e formas de ingresso
- com observação do PL179/2014
- não ter prévia nomeação de entidades da sociedade civil (“cadeiras  cativas”)
- reposta em 30 dias sobre providências tomadas sob pena de INVALIDAÇÃO dos atos do Executivo que passaram pelo CMC
- podendo configurar IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

                               
Para mais informações sobre a trajetória do CONCIDADE e as atuais ações que envolvem a concreta participação social em Londrina, compareça na Reunião do Participa Londrina no dia 11 de março de 2017, sábado, às 15:00 com o local a ser definido.

O CONTROLE SOCIAL É A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DA GESTÃO PÚBLICA E NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS E PROGRAMAS PÚBLICOS.”
                                                                                                           
VENHA CONSTRUIR A CIDADE QUE QUEREMOS, POR POLÍTICA URBANA COM PARTICIPAÇÃO POPULAR E DEMOCRÁTICA



 VIDIO 5ª CONFERENCIA 



controle social é a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos.


PARTICIPAÇÃO POPULAR 

PARTICIPAÇÃO POPULAR 

PARTICIPAÇÃO POPULAR 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

nova mesa diretora para a gestão 2017. CES/PR

O pleno do Conselho Estadual da Saúde (CES-PR) elegeu nesta quarta-feira (22) sua nova mesa diretora para a gestão 2017. Em assembleia extraordinária, realizada em Curitiba, a chapa única de oito membros foi escolhida por maioria de 25 votos. Já a partir de quarta, a presidência fica a cargo do conselheiro Marcelo Hagebock Guimarães, representante dos trabalhadores da Saúde.

Indicado pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF9/PR), Hagebock afirma que a intenção é dar continuidade ao trabalho de fortalecimento do controle social no Paraná. “Implantaremos uma gestão participativa. Nossa ideia é dar espaço para as decisões coletivas, sempre em prol da saúde pública do Estado”, disse ele.

O novo presidente lembrou ainda que o Conselho terá dois grandes desafios pela frente ao longo do ano. “Temos duas conferências estaduais importantes para organizar. Uma sobre saúde da mulher e outra sobre Vigilância em Saúde. Dois temas relevantes, que precisam da participação efetiva da população nas discussões”, ressaltou.

Na ocasião, também tomaram posse o 1º Vice-presidente Guilherme Graziani (Sesa), representante dos gestores; a 2ª Vice-presidente Clarice Siqueira dos Santos (Pastoral da Criança), representante dos usuários; e a 3ª Vice-presidente Márcia Zambrim (Pastoral da Saúde), representante dos usuários.

fsdhA mesa diretora é composta ainda pelo 1º Secretário Rangel da Silva (Fehospar), representante dos prestadores do SUS; 2ª Secretária Graciele de Pintor (Sindfar), representante dos trabalhadores da Saúde; 1º Tesoureiro Ângelo Barreiros (Conam), representante dos usuários; e 2ª Tesoureira Maria Elvira de Araújo (Assempa), representante dos usuários.

Logo após a eleição, o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz, fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pela mesa diretora anterior e desejou boa sorte aos novos membros. “Capitaneado pela competente Zuleide Dalla Costa, o Conselho avançou muito no último ano. Este diálogo que estabelecemos com o controle social tem beneficiado diretamente a população, pois traz a nós, gestores, a visão dos diversos segmentos envolvidos no SUS”, destacou.