terça-feira, 9 de agosto de 2011

12ª Conferência de Saúde elegeu entidades para Conselho de Saúde
Próximo passo é o envio dos nomes para compor as entidades; em 45 dias, o prefeito dará posse ao novo Conselho
A 12ª Conferência de Saúde, com o tema “SUS, Patrimônio do Povo Brasileiro”, realizada no último final de semana (5, 6 e 7), reuniu 350 pessoas, entre delegados, observadores e convidados.

A Conferência, realizada a cada quatro anos, tinha por objetivo discutir as diretrizes da política de saúde, para atualizar o Plano Municipal de Saúde, referente a 2010-2013; eleger as entidades para composição do Conselho Municipal de Saúde e, também, os delegados da 10ª Conferência Estadual de Saúde.

De acordo com a diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Rosilene Aparecida Machado, as entidades foram eleitas para compor o Conselho e, agora, precisam encaminhar os nomes que vão compor as entidades.
“Em 45 dias, o prefeito, conforme lei, tem que dar posse ao novo Conselho”, informou a diretora. Os conselheiros empossados ficam dois anos nos segmentos: usuários, trabalhadores, prestadores e gestores. Ela disse ainda que tiveram 305 propostas de diretrizes e cinco moções.

“A comissão organizadora fará um relatório final para servir de subsídio para o Plano Municipal”, concluiu Rosilene.
O Conselho Municipal de Saúde é formado por 12 representantes dos usuários, dois representantes da gestão, cinco representantes dos trabalhadores da saúde e cinco representantes dos prestadores de serviços, chegando a um total máximo de 24 conselheiros que têm a função de deliberar quanto às decisões relativas ao SUS no município.
O diretor executivo da Secretaria de Saúde, Márcio Nishida, ressaltou a importância da 12ª Conferência de Saúde. “É um momento no qual se reúnem quatro setores, a saber: segmento do gestor, prestador, trabalhador e usuário do SUS para a construção e fortalecimento, respeitadas as peculiaridades regionais do município de Londrina”, destacou.

 Ele completou dizendo que é um exemplo de exercício democrático pelos cidadãos londrinenses, legitimamente representados.

“O resultado da Conferência auxiliará a definir o caminho para a recuperação da saúde de Londrina. Durante as palestras dos convidados da 12ª Conferência Municipal de Saúde, nota-se que a atual administração vem tomando decisões em sintonia com o SUS atual”, pontuou o diretor executivo.

Escrito por N.com
Seg, 08 de Agosto de 2011 18:37

Nenhum comentário: