quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

HOSPSUS




Direitos dos Usuários do SUS



A “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado. A Carta é uma importante ferramenta para que você conheça seus direitos e, assim, ajude o Brasil a ter um sistema de saúde ainda mais efetivo.

Os princípios da Carta são:

1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos


CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
 Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Clique aqui para obter informações sobre os Conselhos Municipais de Saúde.


  





http://www.hospsus.org.br/participantes/


A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná apresenta o Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná (HOSPSUS).

Um Programa inovador do governo estadual, pois modifica a lógica da relação entre o Estado e os hospitais públicos e filantrópicos que prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde ( 100% SUS).

O HOSPSUS possibilitará à população paranaense atendimento hospitalar de qualidade e com resolutividade o mais próximo possível de sua residência, otimizando a eficiência dos hospitais e contribuindo para o desenvolvimento de um parque hospitalar público e filantrópico no estado, social e sanitariamente essenciais para atender as necessidades da população em todas as regiões de saúde.
Inicialmente o programa irá atender 49 hospitais públicos e filantrópicos distribuídos nas diferentes regiões do Estado, que serão retaguarda para a Rede Mãe Paranaense e a Rede Estadual de
Urgência e Emergência.

MISSÃO
Qualificar a resposta hospitalar em todas as regiões de saúde contribuindo para o desenvolvimento de hospitais social e sanitariamente essenciais para atender as necessidades da população do Estado.

 VISÃO
Consolidar, até 2020, mudanças e inovação na assistência hospitalar do Paraná com padrões de qualidade e segurança reconhecidos, atendendo as necessidades contemporâneas, visando a satisfação da população.

 VALORES
Excelência, Inovação, Ética, Compromisso, Cooperação.
O HOSPSUS prevê como resultados para a sociedade:
- Reduzir os anos de vida perdidos por incapacidade.
- Reduzir o tempo-resposta nos serviços de urgência.
- Reduzir os índices de morbi-mortalidade por causas externas e doenças cardiovasculares por faixa etária.
- Reduzir a mortalidade materna e perinatal.



O HOSPSUS tem como objetivos melhorar a oferta de leitos hospitalares em todas as regiões de saúde do estado, contribuindo para o desenvolvimento de um parque hospitalar público e filantrópico no estado, socialmente e sanitariamente necesário e capaz de:
·                Operar com eficiência;
·                Prestar serviços de qualidade que atendam às necessidades e demandas da população;
·                Preencher vazios assistenciais;
·                Inserir-se nas redes de atenção à saúde prioritárias no estado.

 LONDRINA 
100%  SUS


  • Hospital Evangélico de Londrina  
  • Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná   
  • Santa Casa de Misericórdia de Londrina

 

Orientações
Nesta primeira fase a Sesa definiu os seguintes critérios para a inclusão dos hospitais no HOSPSUS :
• Ser hospital de referência macrorregional e/ou regional.
• Ser público, ou filantrópico, localizado nos municípios-sede das macrorregiões e/ou regiões de saúde do estado do Paraná, definidos no Plano Diretor de Regionalização.
• Ter 100 ou mais leitos ativos ofertados ao SUS e inseridos no sistema de regulação estadual e, em caso de inexistência de hospital desse porte na sede da região, ser o hospital de maior complexidade e porte.
• Ser referência na região para a atenção de Média e Alta Complexidade (MAC).
• Atender, no mínimo, 25% de pacientes referenciados de sua região de abrangência e ter o perfil e a atuação de âmbito regional estabelecidos com base no fluxo de atendimento aos usuários do SUS.
 Adesão
Para participar do programa, os hospitais selecionados assinam um Termo de Adesão que estabelece os compromissos e metas do hospital, que serão acompanhados e avaliados trimestralmente pela Comissão Estadual e pelas Comissões Regionais de Avaliação e Monitoramento do HOSPSUS.
 A Secretaria de Estado da Saúde instituirá um incentivo financeiro aos hospitais com base no número de leitos gerais e leitos de UTI disponíveis ao SUS.
 Os recursos provenientes do tesouro do Estado e suas aplicações são direcionados para melhoria da qualidade da assistência, com investimentos na manutenção e ampliação da capacidade instalada (instalações físicas e equipamentos), para aumento da oferta de serviços, custeio das ações e serviços e melhoria da gestão dos hospitais.
 Os recursos de custeio serão alocados às instituições da seguinte forma:
 I - 50% do valor total do incentivo será destinado às instituições de forma fixa.
 II - 50% de forma variável, ou seja, condicionado ao desempenho das metas estabelecidas pelo Programa.

Nenhum comentário: