domingo, 2 de dezembro de 2012

Fórum Social Mundial - Palestina Livre


A CONAM - Confederação Nacional das Associações de Moradores esteve presente na realização do Fórum Social Mundial - Palestina Livre, que aconteceu em Porto Alegre, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro. 

A marcha de abertura foi o grande acontecimento do evento, ocorrido em conjunto com a Marcha dos Sem, evento tradicional dos movimentos sociais organizados de Porto Alegre. Centrais Sindicais e o conjunto de movimentos sociais que compõe a CMS marcharam pela Paz, Criação, Autodeterminação e Soberania do Estado da Palestina e também pelas bandeiras históricas dos movimentos sociais. Estima-se que dez mil pessoas participaram da manifestação. A Marcha ocorreu no dia que a ONU reconheceu o Estado da Palestina como membro observador.

Diversas atividades aconteceram paralelamente, inclusive o Fórum Parlamentar Mundial que contou com a presença de delegação de parlamentares, movimentos sociais e representantes da Autoridade Palestina. A atividade do Fundação Maurício Grabois, Perseu Abramo e Foro de São Paulo que tratou da articulação dos movimentos em ações de solidariedade à Palestina "A Luta Social na Palestina Ocupada". A Plenária Estado da Palestina Já, que a CONAM integra, tratou do "Manifesto Estado da Palestina Já!".

No último dia o destaque para a Assembleia dos Movimentos Sociais, que aconteceu na UFRGS. Pouco antes a AIH/CONAM realizou sua oficina que tratou do tema "Despejo Zero, contra as demolições e ocupações do estado da Palestina", com participação do Deputado Raul Carrion, que é o autor da Lei do Dia Estadual de Solidariedade ao Povo Palestino, Jamal, Stop The Wall, Cristiano Muller do CEDS - Direitos Humanos, e outras entidades dos movimentos sociais organizados.

  Getulio Vargas
  Diretor de Juventude
  Coordenação do FSMPL

Bartiria
CONAM

Nenhum comentário: